16 de maio de 2012

Desabafo

Eu esperava mais das minhas fotos de casamento. Ponto. É, isso mesmo, esperava mais. Na verdade, admito que fiquei um tanto desapontada com o resultado.

Pra mim (e quem acompanha blog há algum tempo sabe disso), as fotos eram quase mais importantes que todo o resto e, por isso, escolhi a dedo quem iria fotografar meu casamento. Fiz uma busca longa, até cogitei trazer gente de fora do país, mas acabei encontrando aquilo que queria por aqui. Imaginava que o produto final dessa história seriam as fotos mais lindas da minha vida e, no final das contas, achei que foram só 'fotos'.

Vamos aos fatos: tecnicamente falando as fotos estão boas. Ok. Mas sabe aquele momento? Aquele olhar diferenciado que o blog e os álbuns me venderam? Aquele estilo de foto com tratamento de imagem impecável (exatamente do jeito que você gosta), enquadramento perfeito e suspiros de alegria ao poder chamar aquilo de seu? Não, não tive. E nem terei, né.

Então, aqui vão dicas importantes sobre o assunto:

- Se você gosta de fotografia, tente ver mais do que os trabalhos do site dos fotógrafos. Ali, eles estão vendendo o que eles querem vender e não necessariamente aquilo que vão lhe entregar (afinal, a justificativa sempre a mesma e a "culpa" será sua, nunca deles).

- Esse cara será responsável pelo registro de um dos dias mais importantes da sua vida. Com isso, trate-o com todo amor e carinho. Evite qualquer tipo de mal entendido, pois ele pode descontar isso nas suas fotos.

- Tente pegar referências de amigos e conhecidos. E como a internet possibilita ajuda muito nisso, veja trabalhos desse fotógrafos em sites que aparentemente não estão recebendo para publicá-los.

- Siga as orientações deles, mas não espere que ele siga as suas no grande dia. Nem sempre dá para fazer tudo aquilo que você pediu e nem sempre eles estão afim de fazer aquilo tudo que você pediu (mesmo que você esteja pagando caro por isso e especialmente se o tópico dois ocorrer).

- Prefira fotógrafos altos. Isso pode fazer diferença em alguns momentos. Especialmente se você e seu noivo são altos.

- O "olhar" fotográfico não se ganha com a experiência. O bom fotógrafo de casamento tem aquele "olhar" especial e sabe captar os melhores momentos sem muito esforço. Observe se quem você está contratando costuma ter fotos diferenciadas ou só mais do mesmo. Isso faz toda a diferença na hora de montar o seu álbum.

- E por último, mas não menos importante, fotógrafos de casamento tem que entender que aquele é o dia mais importante na vida do casal e que ele tem a responsabilidade de materializar este sentimento nas imagens. Se seu fotógrafo não souber o que é um casamento de verdade, troque-o. Se para ele casamento significa este símbolo "$", fuja dele. Se para ele o seu casamento for só mais um, suas fotos não vão traduzir tudo aquilo a sua festa realmente foi. E isso é muito triste.

Pense nisso. E pense antes do casamento. Depois não tem mais volta e tudo o que você vai ouvir das pessoas é "Ficaram legais, mas realmente eu também esperava mais. Mas relaxa, seu casamento foi lindo!" Você não faz ideia de como isso dói.



Beijos.



PS. Desculpe o sumiço, mas a vida está muito corrida e não estava me sentindo confortável para escrever sobre outro assunto que não fosse esse. Precisava 'digerir' os fatos antes e escrever depois.

4 comentários:

  1. ai lina, deu pra sentir sua frustração e tomei as dores, a minha fotógrafa dos sonhos ia sair muito a mais do que poderíamos gastar, mas contratamos um outro "super top", minha questão foi o que você falou do "amor" pelo negócio...até me arrepiei! entendo totalmente esse sentimento, e espero que não passe por isso, porque, como você disse, não tem o que fazer depois né?! e nem agora hehe, já pagamos metade...vou orar pra Deus super inspirar eles naquele dia! e o seu olhar é ainda mais crítico porque tens o tal "olhar" fotográfico..

    dá uma olhada nas fotos deles e vê o que você acha:

    www.danymichel.com.br
    no facebook tem mais fotos que no blog..
    dany&michel fotografia

    beijos!

    ah, e não some, conta do novo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou olhar agora! Adoro ver fotos de casamento. Acho lindo!

      Bjos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...