28 de maio de 2015

A Arte de se Conformar

Todos os dias quando chega aquela hora do pequeno chorar sem parar eu repasso na minha cabeça todas as etapas do processo e penso o que poderia estar faltando e causando o choro: fome, fralda, flatulência. Não sendo nenhuma das opções anteriores parto para as próximas: sono (luta contra ele), vontade de sugar (falta da chupeta), calor ou frio (bota ou tira roupa), cólica (e essa última não tem o que fazer a não ser esperar melhorar). Admito: mesmo fazendo isso há um mês e meio ainda me pego esquecendo uma das últimas 4 possibilidades (especialmente, o uso da salvadora chupeta). Ok, mesmo anotando, também me embanano nas mamadas, até porque o Antonio vai tanto de peito, quanto de fórmula. 

Hoje, em mais um desses momentos em que toda a sua serenidade é colocada à prova (e você é capaz de passar no teste com sucesso), cheguei a mais uma conclusão sobre a maternidade recente: tudo não passa de um simples "se conformar com a situação". Eu explico. Em um dos breves momentos de choro pausado, ando com Antonio no colo até a varanda e observo os apartamentos e suas movimentações no prédio da frente. Eis que me deparo com a sala de estar de uma família (que já havia observado antes) com um menino de uns - sei lá - 3/4 anos, um pai, uma mãe e seu pequeno bebê recém-nascido no colo (e claro que ela estava fazendo mil coisas com uma mão só, coisa que toda mulher aprende a fazer após parir). Então, pensei : "Nossa, vou chegar lá (segundo filho), mas só de pensar bate um cansaço ainda maior". Foi ai que cheguei a conclusão que citei acima, pois assim como essa mulher (creio eu, pois já está no seu segundo filho), toda mãe se transforma numa pessoa "conformada" com a situação a qual está vivendo e isso torna a coisa toda muito mais simples de ser vivida, aparentemente. Claro, não é/será todo dia que tudo irá fluir e "tudo bem" mesmo com as dificuldades; as mães surtam vez ou outra, afinal são de carne e osso. Mas toda mulher que está ali escutando choro desesperado do seu bebê e ainda assim segue contando as etapas da rotina dele tranquilamente em sua cabeça é porque se conformou de que ser mãe é isso: choro faz parte, mamada faz parte, riso faz parte, paciência faz parte pra cacete.

Não sei se me conformei com alguma coisa hoje ou se vou me conformar com qualquer coisa assim tão facilmente. Porém se eu quiser ter um pouco de paz de espírito é bom eu me conformar logo de que agora sou mãe e isso não tem volta.


Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...