4 de março de 2013

França: 5 Dias em Paris

Como já contei um pouco da minha primeira experiência em Paris (em 2010), agora posso falar um 'cadin' da minha segunda impressão de lá. Entretanto, deixemos isso para o final deste post.

Dia 10, domingo, tudo devidamente fechado, inclusive o tempo (rs). Tínhamos previsto visitar o cemitério de Montparnasse, as Catacumbas, o Jardim de Luxemburgo, Pantheon e a Torre de Montparnasse, mas acabamos indo somente na última opção, pois as Catacumbas, por exemplo, estavam com fila de virar quarteirão e com as seguintes condições climáticas: chuva, vento e frio, muito frio. Na torre, pouca visibilidade da cidade, mas achei o lugar bem interessante, apesar dos franceses criticarem a pobrezinha, uma vez que ela se torna realmente um despropósito na cidade, se comparada a outras construções. Lá em cima, pegamos bastante neve e, lá em baixo, um vendaval gelado que ui! Rs. Almoçamos no Relais de l'Entrecôte, outro antigo conhecido nosso, também no bairro de Montparnasse. Alias, falando do bairro, é nossa segunda estada no local e continuamos adorando. Recomendo fortemente olhar hotéis por lá, caso você vá à Paris (isso se não quiser ficar no Le Chaplain mesmo, que é uma ótima opção). À noite, fomos despretensiosamente em um show de Jazz e quando chegamos lá descobrimos que era de um trompetista americano super famoso (que diga-se de passagem tocava com ninguém menos que Miles Davis). Amamos o show!

Dia 11, dia de visitar a Île de la Cité e suas atrações (dentro ou próxima dela): Conciergerie, Saint Chapelle, Notre Dame, Palais de Justice (só passagem) et Centre Pompidou. Fomos a todos e ainda fizemos mais algumas comprinhas. Alias, fizemos comprinhas todos os dias e além da mala vazia que levamos, ainda compramos uma adicional, totalizando 6 malas e 1 mochila no retorno, rs. A gente não se controla mesmo. Então, resolvemos aproveitar também para resolver pendências, tipo: simcard. Fomos à uma loja da Orange, tida como a melhor companhia telefônica de lá e 'deusolivre', se ela é a melhor, as nossas aqui dão um banho (e a gente ainda reclama, rs). O processo de compra do chip até que foi relativamente rápido; apesar da vendedora não falar muito bem o inglês, nos resolvemos bem. O problema foi o pós-venda, já que para o que realmente precisávamos do chip - internet - só passaríamos a ter acesso 2 dias depois de fazer um passo-a-passo em francês via SMS para a operadora (ainda bem que eu pelo menos entendo e falo alguma coisa da língua). Terminamos a compra e fomos fazer o tal passo-a-passo: claro que deu errado, uma vez que nosso cadastro ainda não tinha entrado no sistema. Pedimos ajuda a um gerente da loja, que fez que ia ajudar, mas só nos deixou esperando sei lá quanto tempo para no final das contas mandar a gente subir e falar com a assistência técnica (alias, esse cara foi a única pessoa com o estereótipo tipicamente francês que encontramos em toda a viagem: arrogante e pouco solícito; todas as outras pessoas que falamos em todos os lugares foram muito gentis e amigáveis). Chegando na assistência técnica, os dois rapazes não falavam 1 palavra em inglês, mas no meu melhor "portugleçais" (português + inglês + français) chegamos a conclusão de que o do Carlos estava ok para uso e que o meu teria que esperar até o fim do dia ou o dia seguinte para o cadastro entrar no sistema e ai eu poder fazer o tal passo-a-passo para ai esperar mais 2 dias e ter internet. Haja 'ai'. Aff... só comigo mesmo, rs. O bom é que a operadora é tão ruim, mas tão ruim, que antes mesmo de eu fazer o passo-a-passo em SMS já estava com crédito de 500MB para uso (?!). Enfim, essa brincadeirinha ai comeu umas 3 horas do nosso dia, então, só nos restou visitar uma H&M da vida e ser um pouco mais feliz, rs. Bom, das opções acima, só não ficamos para ver a exposição do Dalí, que estava rolando no Pompidou, já que a fila (isso porque era final do dia) ainda era de aproximadamente 45 minutos e já não aguentávamos nem mais 10' em pé.

Dia 12, aniversário da minha amiga Camille, reservamos para ir à Versailles, uma vez que ela trabalha no local e assim poderíamos almoçar juntas. Fomos de metrô até lá (mais ou menos 40 minutos de Paris) e na chegada demos de cara com sei lá quantos 'ching-lings' e suas máquinas frenéticas, bem como com Camille e sua carteira de livre acesso (e fura filas), que nos passou de fora pra dentro em, o quê, 5 minutos? Acho que menos, rs. (Mais uma vez, MUITO OBRIGADA, amiga!!!) Enfim, muito maneiro o palácio e outros, especialmente o Grand Trianon, onde já foi locação fotográfica da Vogue, com clicks da fotógrafa que eu adoro, a Annie Leibovitz. Nhó! Sobre o almoço de aniversário, Camille tinha feito reserva para nós no bistrô Angelina. Acho chique :-) À noite, neste mesmo dia, fomos assistir à apresentação da rapaziada da Agência do Bem, que coincidentemente (acho que cheguei a comentar antes de viajar) estava lá para uma performance. Adoramos! E eles arrasaram mesmo. Depois, jantarzinho no meu mais novo restaurante favorito da França (não sei nem se tem em outros países da Europa, mas tomara que sim!): Hippopotamus. Uma casa de carnes muito boa. Saudades do meu 'Burger Savoyard'.

Ah! Uma novidade para nós nesses primeiros dias (até Carlos Pellon encher o saco e querer usar taxi outra vez, rs), foi o uso de linhas de metrôs para acesso aos lugares. Com o aplicativo de iPhone que usamos, foi bem fácil não se perder, coisa bem característica de brasileiro no exterior, especialmente em Paris. Fica a dica: iPhone + App = Solução!

Dia 13, acabamos invertendo o roteiro e fizemos o que estava previsto para o dia 14: Torre Eiffel, Champ de Mars (que trocamos por passear pelos Jardins do Trocadéro), Museu Quai Branly, Museu Rodin e Les Invalides. Falando da Torre Eiffel, novamente, uma palavra: FRIO. Foi o momento em que mais sentimos frio de toda a viagem, pois 'acredito eu' que não estávamos com roupa quente o suficiente. Passamos um leve perrengue. Subimos na torre e gostamos bastante, a vista lá de cima vale à pena. De lá, passamos no Trocadéro, lugar que não fomos na primeira viagem. Vista bem legal da própria torre, adorei. Em seguida, museu Branly: lindo por fora e muito maneiro por dentro, mas estávamos bem cansados e ainda não tínhamos almoçado (já deviam ser pra mais de 3 da tarde, quando saímos de lá). Almoçamos em um restaurante italiano ali perto e depois fomos passear pela Champs Élysées (e comprar, rs). Acabamos não indo nas duas últimas atrações previstas para o dia.

Dia 14, Valentine's Day, fomos no Museu Rodin, Les Invalides e no Petit Palais (o Grand estava fechado para montagem de exposição...triste). Todos muito maneiros e o dia foi BEM cansativo. No Petit Palais eu já estava me arrastando de tão cansada. Voltamos para o entorno do hotel, passamos num super-mercado, compramos quitutes para um jantar romântico, voltamos para hotel e descansamos um pouco. À noite, passamos na casa de Camille para deixar parte das malas e minimizar a quantidade de tralha para carregar dentro dos trem para as outras cidades. Na volta, já no hotel, arrumamos nossos quitutes e fizemos o nosso Valentine's Day, já que sair para jantar nesse dia possivelmente seria encontrar restaurantes cheios (depois descobrimos que os franceses não são lá muito de comemorações do tipo).

Dia 15, pegamos o trem para Avignon e ai vem as cenas do próximo post. Rs. Ainda tivemos mais 3 dias (2 e meio, vai...) em Paris, no final da viagem, mas a minha primeira impressão, como já disse também, é que Paris só se conhece mesmo morando lá. A cidade é linda, cheia de construções fantásticas e história/ cultura em toda e qualquer esquina que você passe, porém não sei porque ainda fiquei com a sensação de não ter aproveitado Paris como deveria e isso me deixo com a ideia de que Paris é mais uma cidade 'idealizada' do que "A" cidade, como nós brasileiros costumamos dizer. Enfim, até que os 3 dias finais ajudaram a melhorar um bocado a minha percepção da local, mas seja lá como for, minha cidade favorita (de todas que já visitei) continua sendo Roma. Nhó (sou puxa saco 'mermo' e daí?! Rs)!

Bisous et au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...