8 de março de 2013

França: Avignon e Aix en Provence

Dia Internacional da Mulher e dia de escrever um pouquinho mais sobre as peripécias da viagem à França!

Dia 15 de fevereiro, partimos de trem em direção à Avignon, uma cidade fofa, que fica ao sul da França. A viagem durou aproximadamente 3 horas e passamos por lugares tão ou mais gelados que Paris, com bastante neve pelos campos, e nas proximidades do destino final, cidades bem ensolaradas. Curiosidade: na verdade, tínhamos previsto ir à Nice também, principalmente para ver as festividades de carnaval, mas acabamos desistindo e colocando mais tempo em Avignon e um dia em Aix en Provence (seguindo algumas dicas da amiga 'parisiene-carioca' Camille.

Chegando em Avignon, deixamos nossas coisas no hotel (Novotel Avignon Centre: excelente!) e partimos em direção ao Centro Histórico, numa primeira caminhada exploratória. Logo de cara: lojas e mais lojas de roupas e sapatos em promoção. Pra quê, meu Deus!? Mas resistimos no primeiro dia (só no primeiro dia, rs, porque não há como resistir sapatos a 5€ e 10€). Havíamos programado de visitar alguns lugares, mas acabamos nos perdendo propositadamente pelas ruas e morrendo de amores por cada cantinho de lá.

Dia 16 de fevereiro e o primeiro passeio do dia foi o Palais des Papes, um lugar incrivelmente grande e incrivelmente bonito. Passamos quase que a manhã toda passeando por lá. Trata-se de uma antiga construção que abrigou o papado, quando toda a estrutura do Vaticano foi transferida para a França e lá ficou por alguns anos. Após o retorno do Papa e sua corte para a Itália, o palácio continuo a ser utilizado para diferentes fins, inclusive por Napoleão, na Revolução Francesa (Lina também é/ pode ser cultura, rs). Almoçamos no café e restaurante Café In&Off, em frente ao Palais. Uma delícia de almoço e a melhor sopa de cebola da vida! Então, partimos em direção à Pont Saint Bénezet, com um pequeno pit-stop na catedral Notre Dame des Doms e depois no Petit Palais, ambos legais, mas menos interessantes. Voltando a falar da famosa 'ponte inacabada' de Avignon: adoramos! Ao entrar no acesso de turistas, você (obviamente) paga o ingresso e tem direito a um audio-guide gratuito, que conta toda a história local. Muito interessante! (Alias, importantíssimo: toda visita que fizemos - fazemos - pegamos audio-guide. Sempre vale muito à pena, mesmo que custe algum trocado, às vezes barato, às vezes não. Ainda assim é algo realmente necessário, pois, do contrário, pouco se sabe sobre o lugar e as obras que se está visitando) Como chegamos lá mais para o final da tarde, aproveitamos um sol mais baixo, uma luz linda :-) À noite, jantamos em um restaurante chamado La Civette, especializado em fondue. Bom demaaaais!

Dia 17, domingo, pegamos um trem e fomos para Aix en Provence. Gracinha de cidade! Visitamos o Museu Granet (arte moderna e contemporânea); não sei dizer exatamente o lugar, mas vimos uma exposição de fotografia MUITO legal num casarão antigo; fomos ao Pavillon Vendôme, que é um museu, mas estava fechado, mas basicamente é um casarão antigo também com um jardim muito legal. Amei o lugar! Queria ficar ali vendo a vida passar, rs. Almoçamos em um restaurante meio escondido, o La Calèche. Comida muito boa e com a particularidade de ter uma área quase 'subterrânea', onde ficamos sentados, diga-se de passagem. O engraçado é que, quando chegamos, perguntamos se ainda tinha lugar para 2 pessoas (o restaurante estava bem cheio e exalava um cheiro divino) e disseram que sim, bastava seguir a 'fulana de tal' e ela nos levaria ao nosso lugar. Descemos uma escada e (eu estava na frente) então eu disse para o Carlos "acho que nos mandaram para o lugar errado, aqui deve ser o toalete" já que quase todos os banheiros de restaurante na França ficam no subsolo. Nada! Era a área legal que eu comentei acima. Amamos! Depois ficamos passeando pelas ruas e quase na hora de ir embora demos de cara com a loja Maison du Monde, aquela loja que eu SURTEI lá em Bolonha, cheia de coisas de decoração vintage. Até o Carlos ficou com brilho nos olhos quando viu, tipo criança na Disney, sabe?! Rs.

Dia 18, dia de partir, passeamos mais um pouco em Avignon, tornamos a almoçar no Café In&Off (para nos despedirmos dele :-) e depois fomos para a estação de trem, para seguirmos para Dijon.

Esqueci de comentar uma particularidade sobre a compra de passagens de trem. Assim que chegamos em Paris, fomos na estação Gare de Lyon para compra todos os destinos que tínhamos no roteiro. Não que precisasse, mas foi sorte, caímos exatamente numa atendente que falava português! Alias, em cima de cada guichê, fica uma tela com as bandeirinhas do países que aquele atendente fala a língua. Legal, né? Um ponto a ressaltar também é que foi muito fácil comprar tudo lá. Na nossa Lua de Mel compramos as passagens daqui do Brasil e pagamos uma senhora taxa de entrega (quase o valor total das passagens a mais, diga-se de passagem...), pois não sabíamos que era tão simples. Fica a dica: compre tudo lá sem pestanejar.

Em breve, as aventuras em Dijon!

Bisous pour tout!


PS. Apesar do post ser alegre e positivo, aproveito para prestar aqui a minha última homenagem ao meu tio Guto, que nos deixou esta semana, devido ao antigo problema de coração, o qual ele convivia há muitos anos. Infelizmente, não o teremos mais conosco, mas tenho certeza mais que absoluta que ele está bem e poderá descansar. Agora, será mais um anjo a olhar por todos nós, familiares e amigos. Terei sempre boas lembranças do homem batalhador, guerreiro e maravilhoso pai que foi para os meus primos e marido para minha tia. Que Deus o abençoe e cuide onde quer que ele esteja. Até algum dia, tio Guto. Sentirei saudades.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...