22 de março de 2012

Dez da Noite em San Gimignano

Não preciso nem seguir tão à risca o nome do filme no título desse post, até porque a cidade está se fechando às 20h e às 22h você (e seu acompanhante, se tiver) será o único nas ruas de San Gimignano (quer dizer, você e os gatos gordos e peludos daqui, rs).

O filme "Meia Noite em Paris" não seria menos perfeito se tivesse sido feito em San Gimignano. Alias, acho que só foi filmado lá, porque Woody Allen não chegou a conhecer este lugar.

Aqui é basicamente uma cidade medieval, cercada por uma muralha. Dentro dela tem cerca de 15 torres, se não me engano (isso porque na verdade eram 72 torres, nos tempos em que meus antepassados "Torturelli" nem existiam ainda, rs). Todas as casas são feitas de pedra laranja (terracota). Suas ruas cheias de altos e baixos enganam sem você está de fato em uma rua, numa viela ou no meio da casa de alguém. Se olhar de qualquer ângulo você vê um cenário de filme, desses de 1400 e antigamente e se você se esforçar um pouquinho e abstrair os - poucos - carros da cidade é capaz de ver soldados medievais e belas senhoras em seus vestidos antigos circualndo por aqui.

Ontem à noite, saímos para jantar por volta das 20h e não tinha mais nada aberto. Lembramos de um restaurante que passamos em frente, enquanto caminhavamos a esmo à tarde. (Thank God) Estava aberto. Acho que restaurante-restaurante mesmo, era o único (que alias, só abre para o jantar - espertinho). Comida maravilhosa, ambiente perfeito e uma garrafa e meia de vinho que passaram sem nem a gente perceber.

Ao sair de lá, fomos caminhar mais um pouquinho pela cidade e, então, ouvimos sons de tambores tocando. Seguimos. E se você achou que era culpa do vinho, estava errado. Tinha um grupo ensaiando (alguma coisa que a gente não sabe dizer o quê) com sons de tambores antigos. Mais medieval, impossível.

San Gimignano é daqueles lugares em que a gente imagina passar a aposantadoria. Sendo assim afirmo e complemento: quero morar em Lucca e lá pros meus 60 anos me aposentar e vir morar em San Gimignano, para abrir meu tão sonhado restaurantezinho (também vou abri-lo à noite, pois já vi que aqui é uma oportunidade de mercado, rs) e fazer bruschetas com tomates frescos e ter minha própria produção de azeite e vinho no quintal.

Ciao! E até a próxima!

2 comentários:

  1. lina, estou amando ler seus posts! espero que tenhamos verba para uma viagem tão maravilhosa e romântica como essa. beijos e enjoy even more!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, xuxu! E u estou amando passar por tudo isso e poder contar aqui.

      E os seus praparativos?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...