29 de março de 2012

Arrivederci Roma!

São 4h e pouca da manhã e eu e marido estamos no aeroporto Fiumicino aguardando para embarcar no vôo que sai 6h15. Até que para a zona que é o aeroporto de Roma no dia-a-dia ele não está tão mal na madrugada (na verdade, estaria um silêncio absoluto se não fosse o grupo de 'adolescentes-viajando-para-procriação', que inclusive está no mesmo vôo que nós - umas 50 cabeças).

Alias, fato curioso: ao longo de toda a nossa viagem o que mais vimos foram grupos e mais grupos de adolescentes de todos os lugares, falando todas as linguas (e usando todas as cores de cópias dos óculos Ray-Ban retrô, compradas em atacado nos camelôs e lojinhas - só pode) em excursões por todas as cidades que passamos na Itália. Sério. Ou é uma praga, ou os governos europeus identificaram uma forma de fazer os países "desenvelhecerem": colocando adolescentes em viagem para procriação. Rs.

Enfim, estamos nos despedindo de Roma com gostinho de quero mais. Mas "quero mais" daqui alguns meses, porque voltar para casa já está sendo bom demais. (Vou ver meu filhos peludos!!! Êêê!!!)

"... agora tanto faz. Estamos indo de volta pra casa."

Bacio e arrivederci Itália!

28 de março de 2012

Roma : amoR

Adoro anagramas. É meio cafona, eu sei, mas eu adoro. E, particularmente, esse de Roma faz todo o sentido.

Ontem à noite, eu e "mio marito" saimos para jantar na Piazza Navona e ficamos conversando sobre como (já) tinha sido a nossa Lua de Mel. Uma palavra: perfeita. Além das boas e engraçadas recordações falamos sobre como Roma é incrivelmente incrível (era para ser redundante mesmo). Nossa sensação desde a chegada é que Roma, com todos os defeitos de uma "cidade grande" continua especialmente maneira e absurdamente grande, se formos falar da quantidade de atrações fantásticas que ela oferece. Ai, ai (suspiros de amor)...

Hoje, acordamos master cedo (para quem está acordando às 9h ou quase isso todo dia, 7h da manhã foi uma dor horrível, rs) e fomos para o "Musei Vaticani" no melhor do meu latim (melhor e único que tenho, rs).

Parenteses nesse ponto: fico impressionada em como as pessoas gostam de pegar fila por pura falta de organização. Se você sabe que vai viajar e sabe que vai em um museu disputado COMPRE O SEU INGRESSO PELA INTERNET ou fique na fila à toa perdendo o seu dia como 80% dos visitantes dos grandes museus e eventos. Enfim...

Acho que é o meu museu favorito. Já tive a oportundade de ir ao Louvre e, sim, lá é sensacional, mas... não é o Museu do Vaticano. Sei lá, o acervo que os caras têm é inacreditável e a Capela Sistina... cara, a Capela Sistina é a tradução de "a maior obra de arte humana" (para mim). Em pensar que Michelangelo fez todo aquele teto e o "altar" sozinho em cima de um andâime e depois Rafael e outros grandes pintores completaram a obra... é maravilhoso. Como disse meu marido "só aqui se concentra a maior quantidade de 'quadros' de Michelangelo do mundo" e como eu admiro demais o trabalho dele, não poderia ser menos apaixonada e entusiasta da Capela Sistina. Linda demais.

Fora toda a rasgação de seda acima (rs), ainda fomos à Basílica de São Pedro, à Vila Borguese e ao Castel Sant'Angelo. Todos grandiosamente perfeitos.

Estamos mortos, exaustos (rs) e assumidamente ansiosos para voltar para casa e ver nosso "filhos peludos". Mas mesmo assim a viagem já está deixando uma saudadezinha tão nostalgica, que não vejo outro jeito: teremos que voltar muitas e muitas outras vezes. ;)

Bacio e amanhã (ainda) tem mais!

27 de março de 2012

Roma, sua zoneadinha linda!

Eu adoro Roma. É minha (nossa) segunda vez aqui e tudo está zoneadamente lindo como antes. Aqui é cheio, bagunçado, o trânsito é completamente louco, as pessoas são barulhentas, mas é lindo! Onde quer que você se hospede, você sai do hotel, dá 10 passos e opa! Está em algum monumento de sei lá quantos séculos atrás. Anda mais uns 2 metros e opa! Tropeça no Coliseu. E se olhar para a esquerda (ou "a sinistra" como dizem aqui) vê a Basílica de São Pedro. Cazzo! Lugarzinho lindo! Rs.

Não tenho muito mais o que falar de Roma, acho que já resumi bem como é: simplesmente SENSACIONAL! De qualquer forma, o que fizemos desde a chegada ontem: passeio pelas piazzas Navova e Farnese (entre muitas outras menores), Fontana de Trevi, Pantheon (o lugar mais velho que já fui na minha vida, eu acho), Coliseu, Vittorio Emanuele (panorama da cidade), Basílicas de San Ignazio di Loyola (maneira), San Giovanni (enorme) e San Clemente (com escavações e catacumbas!), Evil Machines (new tattoo!), pizzaria Tavola Calda (a mesma pizza quadrada da outra vez, huuuum), ai tantos lugares! E amanhã temos Vaticano (e arredores)! Uhul! (Quem lê assim até parece que eu estou com um super pique. NOT! Estou - estamos - exausta - exaustos)

Enfim, vou ficando por aqui, porque ainda tenho 2 dias (!) de muitas atrações romanas.

Bacio!

25 de março de 2012

Siena: Uma Surpresa Muito Agradável. Monteriggioni: Também.

Quando você acha que já viu tudo e que não deve se surpreender com mais nada, vem Siena e suas atrações. Estamos há dois dias aqui e praticamente fizemos tudo que estava previsto, turisticamente falando, em um dia só. Pois é, muitos dizem que dá para conhecer Siena em um dia. NOT! A Siena de pontos turísticos cliquês, eu até concordo, maaaaaas... a Siena legal mesmo, vale (pelo menos) duas noites em um hotel legal.

Estamos hospedados no que eu chamaria de "janela de Siena", pois a vista já paga a viagem até aqui. Com isso, na verdade, fizemos dois jantares na nossa "sacadinha" e só vamos sair para jantar fora hoje à noite para fotografar a cidade à meia luz.

De primeira mão, Siena me pareceu uma "Florença-wanna-be" com muitas subidas e descidas (que os sieneses não me leiam, pois serei considerada herege, historicamente falando, rs). Porém aos poucos você vai vendo um
pouco mais que isso. Tem igreja maneiras, museus, fortalezas e um restaurante legal com menú-turístico de tirar o chapéu (foto).

Hoje, fomos em uma das atrações consideradas mais maneiras da viagem (além da vista do nosso quarto). É o "Complesso Museale" de Santa Maria della Scala. Engraçado que não fala nada desse lugar no nosso guia (livro), mas estava no nosso roteiro (que eu fiz) e vale DEMAIS à pena. É um museu enorme com escavações históricas incríveis! Fora as peças do século IX a.C! oO

Enfim, Siena está sendo uma gostosa experiência pré-Roma e final de Lua de Mel.

Antes daqui, passamos em Monteriggioni e... Conhecemos a cidade toda em 30 minutos. Rs. Na verdade, é uma antiga fortaleza para peregrinos (acho que ainda o é basicamente), só que como é de época medieval as casas são todas tipo construções "em pedras". Almoçamos lá antes de vir para Siena e como diz "mio marito" foi um dos almoços mais agradáveis da Lua de Mel. Foi mesmo.

Bacio!

22 de março de 2012

Dez da Noite em San Gimignano

Não preciso nem seguir tão à risca o nome do filme no título desse post, até porque a cidade está se fechando às 20h e às 22h você (e seu acompanhante, se tiver) será o único nas ruas de San Gimignano (quer dizer, você e os gatos gordos e peludos daqui, rs).

O filme "Meia Noite em Paris" não seria menos perfeito se tivesse sido feito em San Gimignano. Alias, acho que só foi filmado lá, porque Woody Allen não chegou a conhecer este lugar.

Aqui é basicamente uma cidade medieval, cercada por uma muralha. Dentro dela tem cerca de 15 torres, se não me engano (isso porque na verdade eram 72 torres, nos tempos em que meus antepassados "Torturelli" nem existiam ainda, rs). Todas as casas são feitas de pedra laranja (terracota). Suas ruas cheias de altos e baixos enganam sem você está de fato em uma rua, numa viela ou no meio da casa de alguém. Se olhar de qualquer ângulo você vê um cenário de filme, desses de 1400 e antigamente e se você se esforçar um pouquinho e abstrair os - poucos - carros da cidade é capaz de ver soldados medievais e belas senhoras em seus vestidos antigos circualndo por aqui.

Ontem à noite, saímos para jantar por volta das 20h e não tinha mais nada aberto. Lembramos de um restaurante que passamos em frente, enquanto caminhavamos a esmo à tarde. (Thank God) Estava aberto. Acho que restaurante-restaurante mesmo, era o único (que alias, só abre para o jantar - espertinho). Comida maravilhosa, ambiente perfeito e uma garrafa e meia de vinho que passaram sem nem a gente perceber.

Ao sair de lá, fomos caminhar mais um pouquinho pela cidade e, então, ouvimos sons de tambores tocando. Seguimos. E se você achou que era culpa do vinho, estava errado. Tinha um grupo ensaiando (alguma coisa que a gente não sabe dizer o quê) com sons de tambores antigos. Mais medieval, impossível.

San Gimignano é daqueles lugares em que a gente imagina passar a aposantadoria. Sendo assim afirmo e complemento: quero morar em Lucca e lá pros meus 60 anos me aposentar e vir morar em San Gimignano, para abrir meu tão sonhado restaurantezinho (também vou abri-lo à noite, pois já vi que aqui é uma oportunidade de mercado, rs) e fazer bruschetas com tomates frescos e ter minha própria produção de azeite e vinho no quintal.

Ciao! E até a próxima!

21 de março de 2012

Últimas Horas em Florença

Hoje, vamos na Galleria dell'Accademia e depois partimos em direção à San Gimignano. E, sendo assim, estamos curtindo nossas últimas horinhas em Firenze. Admito que dá uma dó pensar que não devo voltar aqui tão cedo (isso porque com certeza iremos para outros lugares antes de voltar aqui pela 3ª vez, né), mas ao mesmo tempo deixa um sentimento bom de plenitude e uma pontinha de saudade boa. Esse lugar tem sua magia e encanta os seus visitantes.

Ontem, fomos à Galleria Uffizi (e, para mim, foi uma leve decepção; eu esperava mais); voltamos ao Palazzo Piti (lindo como sempre) e conhecemos um novo jardim atrás do Palazzo, o Giardino Bardini. Vale a visita. No mais, andamos a esmo pela cidade e jantamos no Hard Rock Café daqui. Foi bom quebrar a sequência de massas e pizzas com um master-blaster hamburguer de 28 andares (rs).

É isso, minha gente! O cansaço está batendo, a viagem já passou da metade e já estamos em ritmo de "arrivederci". Pode parecer uma heresia o que eu vou dizer, mas é bom pensar que falta pouco para voltar para casa e ver meus filhos peludos outra vez. A saudade está apertando o coração.

Un baccio!

20 de março de 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...